Segundo a ministra das Relações Institucionais, o ex-presidente da Câmara buscou diálogo com o Planalto e demonstrou disposição em cooperar, sem negociar cargos.
BVO - A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quarta-feira (15) que Arthur Lira (PP-AL) “reafirmou apoio e quer ajudar o governo Lula”. Segundo ela, a conversa foi produtiva e marcou a retomada do diálogo entre o Palácio do Planalto e o grupo político do centrão. Gleisi reforçou que “não houve negociação de cargos”.
Reaproximação política em meio a ruídos no Congresso
O diálogo entre Lira e o governo vinha sendo apontado como enfraquecido desde a votação de projetos que contrariaram o Planalto. A nova conversa, segundo Gleisi, teve o objetivo de restabelecer a harmonia institucional.
“Arthur reafirmou o compromisso de contribuir com o governo. A pauta é o Brasil, não cargos”, disse a ministra.
Encontro sem concessões políticas
Fontes próximas ao Palácio confirmam que não houve discussão sobre cargos ou emendas. O foco foi construir uma agenda conjunta em temas como reforma tributária, regulação das redes e infraestrutura.
“Foi uma conversa de alto nível, sem qualquer tipo de barganha”, reforçou Gleisi Hoffmann.
Contexto e relação entre Planalto e Câmara
Arthur Lira, ex-presidente da Câmara, busca reconstruir pontes com o governo após divergências recentes. Interlocutores afirmam que ele reconhece a importância da estabilidade política para a economia e a governabilidade.
Repercussão no Congresso
A fala de Gleisi foi bem recebida por parte da base governista, que vê na aproximação uma oportunidade de reduzir resistências internas. Já opositores criticaram o gesto, apontando “dupla postura” de Lira.
0 Comentários