Diplomacia brasileira pretende empurrar pauta comercial na reunião, mas adversários dos EUA pressionam para tratar política e tarifas.
| Marco Rubio e Mauro Vieira — Foto: g1 |
BVO - Na reunião marcada para 16 de outubro de 2025, entre as equipes do Brasil e dos EUA em Washington, o Itamaraty quer centrar o debate nas tarifas, sanções e comércio bilateral — mas teme que os EUA desviem a pauta para política e eventual encontro entre Lula e Trump.
Objetivo prioritário do Brasil: foco econômico
Fontes diplomáticas afirmam que o governo brasileiro pretende usar a conversa com Marco Rubio como canal para negociar ajustes comerciais e redução de penalidades aplicadas a produtos nacionais e autoridades. O desejo é que as negociações fiquem no campo econômico, sem misturar temas ideológicos.
Pressão dos EUA por pauta política
Apesar da ênfase do Brasil em temas econômicos, existe receio de que os EUA tentem retomar a discussão sobre um possível encontro entre Lula e Donald Trump, trazendo para o centro do debate questões políticas que desviariam do escopo comercial.
Preparativos e comunicação oficial
As equipes diplomáticas dos dois países já estão em diálogo para definir tópicos de agenda e interlocutores. O Brasil, via Itamaraty, comunicou oficialmente que a pauta deve priorizar o comércio, tarifas e sanções.
0 Comentários