VTR

6/recent/ticker-posts

Boulos diz que Lula é contra privatização da Copasa

 

Ministro critica política de Zema e afirma que decisão de vender estatal atende a interesses financeiros

Guilherme Boulos (PSOL), ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e deputado federal licenciado  • Bruno Spada/Câmara dos Deputados


O ministro das Cidades, Guilherme Boulos, afirmou nesta quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contrário à privatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Segundo Boulos, a decisão do governador Romeu Zema de autorizar a venda da estatal “atende exclusivamente a interesses financeiros”.

O ministro defendeu que o saneamento básico é um direito público e não deve ser tratado como mercadoria.

Boulos destacou que o governo federal apoia modelos de parceria público-comunitária, nos quais municípios e cooperativas locais têm participação direta.

Ele afirmou ainda que a privatização tende a aumentar tarifas e reduzir investimentos em regiões periféricas e rurais.

O governador Zema, por sua vez, argumenta que a venda é necessária para ampliar a eficiência do setor e atrair novos investimentos privados.

O debate sobre a Copasa reacende a polarização em torno do papel do Estado na gestão dos serviços essenciais.

Boulos disse que o governo federal buscará meios de evitar que “o saneamento se transforme em ativo financeiro nas mãos de poucos”.


Fontes: G1, Folha de S.Paulo, Agência Brasil


Este conteúdo segue nosso Manifesto Editorial .
Reactions
Este conteúdo segue nosso Manifesto Editorial — compromisso com a verdade e o jornalismo responsável.

Postar um comentário

0 Comentários