VTR

6/recent/ticker-posts

Lula cobra ação global e diz que “não podemos abandonar o Acordo de Paris”

 Na abertura da COP em Belém, presidente alerta para colapso ambiental e pede compromisso real contra as mudanças climáticas 

Foto: Isabel B./COP30


Durante seu discurso de abertura na Cúpula do Clima (COP), em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o mundo “não pode abandonar o objetivo do Acordo de Paris”. Em tom firme, Lula ressaltou que o planeta vive um momento decisivo e que os líderes globais precisam “levar a sério os alertas da ciência e encarar a realidade antes que seja tarde demais”.

O Acordo de Paris, firmado em 2015, estabelece metas para limitar o aquecimento global a 1,5°C. Lula afirmou que o Brasil está disposto a ser um exemplo de compromisso ambiental, destacando o papel da Amazônia como “patrimônio da humanidade”.

Em seu discurso, o presidente defendeu que as nações ricas assumam maior responsabilidade pelas emissões históricas e apoiem financeiramente os países que preservam florestas tropicais.

Lula também destacou os avanços na redução do desmatamento na Amazônia, afirmando que o Brasil voltou a liderar o debate climático com “autoridade moral e política”.

Para o presidente, a COP em Belém simboliza “um recomeço da diplomacia verde” e reforça a imagem do país como potência ambiental.

Especialistas avaliam que o tom do discurso foi de cobrança, mas também de esperança em uma nova governança global para o clima.

O evento, que reúne representantes de mais de 190 países, discutirá metas de descarbonização e investimentos em energias limpas.


Fontes: G1, UOL, Reuters


Este conteúdo segue nosso Manifesto Editorial .
Reactions
Este conteúdo segue nosso Manifesto Editorial — compromisso com a verdade e o jornalismo responsável.

Postar um comentário

0 Comentários